LED

Histórico

O Laboratório de ecologia do desenvolvimento (LED) foi criado no início do ano de 2008 quando foi formalizado como laboratório o conjunto de atividades que já vinham sendo desenvolvidas ao longo dos últimos 10 anos sob a coordenação dos Professores Drs. Fernando Pontes e Celina Magalhães. A princípio, os trabalhos realizados por estes docentes estavam diretamente ligados ao grupo de Ecoetologia que constitui uma das áreas de concentração do Programa de Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTP).
Naquele momento, as pesquisas realizadas eram sustentadas pelos princípios evolucionistas, sendo desenvolvidas necessariamente em ambiente natural. Inúmeros trabalhos foram produzidos onde se tinha como preocupação básica conhecer o comportamento de crianças e adolescentes em seu contexto. Nesta época foram realizados trabalhos sobre brincadeiras de ruas e estruturadas, brinquedoteca, relações entre pares, gênero, etc.
No entanto, devido à natureza contextualista e a preocupação com as questões do desenvolvimento humano, gradativamente estes docentes foram se aproximando de um olhar ecológico sobre as mudanças que se processam ao longo do tempo na vida das pessoas. De modo que na atualidade, pesquisas são desenvolvidas em contextos variados como abrigos, escolas, comunidades ribeirinhas, etc., mantendo ainda um olhar evolucionista sob os contextos humanos, associando-o a novas perspectivas teóricas como a lógica sistêmica e os conhecimentos a cerca das relações humanas.
Hoje, o Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento conta com a colaboração de mais dois doutores que foram formados pelo PPGTP, a Prof. Dra. Lilia Ieda Cavalcante e a Prof. Dra. Simone Souza da Costa Silva.

Fonte: http://ufpa.br/led/index.php?option=com_content&view=article&id=2&Itemid=2

Nenhum comentário:

Postar um comentário