2 de abril de 2011

Mais um mini-curso no CONPSI: "A construção de teorias em Psicologia: fundamentos e ilustrações" - PARTICIPE!

* Esse parece que será muito bom! O professor Piotr Trzesniak deu um curso sobre Redação Científica na UFPA, junto com a Silvia Koller. Quem participou viu que foi muito bom.



A construção de teorias em Psicologia: fundamentos e ilustrações

Piotr Trzesniak
Departamento de Física e Química,
Escola Federal de Engenharia de Itajubá.

37500-903-Itajubá/MG, Brasil (piotreze@gmail.com)


Resumo

O que é uma teoria científica? Teorias científicas de sucesso compartilham pelos menos duas características essenciais: (i) nascem da observação e sistematização de fenômenos reais, baseiam-se em fatos; e (ii) devolvem conhecimento à atuação profissional, tornando-a mais precisa, rápida e eficaz. É ao longo destas diretrizes que se desenvolve este mini-curso. Na parte de fundamentos, abordam-se (i) a “filosofia aplicada” de Taketani-Osada (marcante por ser construtiva, e não crítica), proposta nos anos 30 do século passado e responsável por avanços significativos na física de partículas elementares, e (ii) a técnica de formulação e refinamento de conceitos através da identificação das respectivas dimensões críticas.
A partir destes fundamentos, desenvolvem-se as ilustrações, que correspondem a:
  • extensões de teorias, o que se exemplifica através da proposta de unificação das teorias de amor e de ódio de Sternberg;
  • refinamentos de conceitos e variáveis, onde se examinam os contextos de memória e de resiliência.
O objetivo é que, ao término do curso, o participante esteja apto a identificar o momento epistemológico de sua área de investigação e que possa, em função dessa avaliação, determinar qual a natureza (quali ou quanti?) e quais as atividades de pesquisa mais favoráveis e promissoras para maximizar o efetivo avanço do conhecimento relativamente ao esforço respectivamente despendido. Destaca-se que tal avaliação/decisão precede a escolha de uma metodologia de investigação específica (mas não é objetivo deste curso apresentar ou discutir qualquer metodologia específica).
Pela sua natureza, trata-se de um curso para quem (i) tenha escolhido ser um pesquisador, (ii) possua uma boa capacidade de apreensão do “mundo real”, e (iii) não desgoste de estruturação lógica, clareza de conceitos e raciocínio abstrato. O conteúdo é bem específico para esse público, e o aproveitamento é favorecido pela experiência como pesquisador e pelo conhecimento aprofundado do participante com relação à sua subárea de interesse.
Material para referência e consulta
Dib, Cláudio Z. (1974): Tecnologia da educação e sua aplicação ao ensino da Física. São Paulo/SP: Pioneira.
Osada, Jun´Ichi (1972): Evolução da idéias da Física. São Paulo/SP: Edgard Blücher.
Silveira, Ronie A. T., Stein, Lilian. M, & Trzesniak, Piotr (2007): Looking at studies of human memory from the view of Taketani-Osada´s epistemology for natural and health sciences. In: Theoretical Psychology beyond borders: Transdisciplinarity and internationalization (ISTP Conference – June 18-22 – slides). Toronto/CAN: International Society for Theoretical Psychology.
Silveira, Ronie A. T., Stein, Lilian. M, & Trzesniak, Piotr (2009): Memória, mecanismo singular ou plural? Uma proposta epistemológica. In: Psicología: Un camino hacia la paz y la democracia (XXXII Congreso Interamericano de Psicología – Junio 28-Julio 2 – slides). Ciudad de Guatemala/GUA: Interamerican Society of Psychology.
Silveira, Ronie A. T., Trzesniak, Piotr, & Stein, Lilian. M. (2010). Unitarismo pluralista, uma proposta integradora para estudar os mecanismos da memória humana. [Pluralistic-unitarism, an integrating proposal for the study of human memoryCiências & Cognição 15 (2) 042-054.
Trzesniak, Piotr (2007): Sternberg´s theory of love and Sternberg´s theory of hate: a unifying view, new possibilities, and directions for further developments. In: Por la integración de las Americas (XXXI Congreso Interamericano de Psicología – Julio 1-5 – slides). Mexico/MEX: Interamerican Society of Psychology.
Trzesniak, Piotr (2009): Construindo a teoria em Psicologia: a “filosofia aplicada” de Taketani-Osada. In: Psicología: Un camino hacia la paz y la democracia (XXXII Congreso Interamericano de Psicología – Junio 28-Julio 2 – slides). Ciudad de Guatemala/GUA: Interamerican Society of Psychology.
Trzesniak, Piotr (2009): A contribution for the XLVII Interamerican SIP Congress (2039). In: Psicología: Un camino hacia la paz y la democracia (XXXII Congreso Interamericano de Psicología – Junio 28-Julio 2 – slides). Ciudad de Guatemala/GUA: Interamerican Society of Psychology.
Trzesniak, Piotr; Batista Júnior, Edgard Dias; Muniz Júnior, Jorge (2009): Um enunciado definitivo para o conceito de gestão do conhecimento: necessidade para o avanço da ciência e para a aplicação eficaz. In V. F. Oliveira, V. Cavenagui, F. S. Másculo (Org): Tópicos emergentes e desafios metodológicos em engenharia de produção: casos, experiências e proposições (pp. 137-145). Rio de Janeiro/RJ: Associação Nacional de Engenharia de Produção.
Trzesniak, Piotr (2009): A epistemologia de Taketani-Osada. In V. F. Oliveira, V. Cavenagui, F. S. Másculo (Org): Tópicos emergentes e desafios metodológicos em engenharia de produção: casos, experiências e proposições (pp. 199-204). Rio de Janeiro/RJ: Associação Nacional de Engenharia de Produção.
Trzesniak, Piotr; Libório, Renata M. C.; Poletto, Michele; & Koller, Silvia H. (2010): Resilience and correlated concepts: A physicist view. In: The social ecology of resilience (Pathways to resilience II Conference – June 6-10 – slides). Halifax, CAN: Resilience Research Centre/Dalhousie University
Trzesniak, Piotr (2010): Constructing psychological science: Application and theory hand-in-hand. In: Applied Psychology (27th. International Conference – July 11-16 – invited keynote – slides). Melbourne, AUT: International Association of Applied Psychology.
Trzesniak, Piotr, Libório, Renata C., & Koller, Silvia H. (in press). Resilience and children’s work: Lessons from Physics for Psychology. In M. Ungar (Ed.), The social ecology of resilience: Culture, context, resources, and meaning. New York, Springer.
Quem é o proponente
Piotr Trzesniak é Licenciado pela Faculdade de Educação da USP (São Paulo/SP) e Bacharel, Mestre e Doutor em Física pelo Instituto de Física da mesma Universidade. Sua formação como pesquisador e sua intensa atuação interdisciplinar (em áreas como Psicologia, Administração, Educação, Ciência da Informação, Ciências Contábeis, Enfermagem, Veterinária, e Fonoaudiologia) têm-lhe permitido contribuir não apenas na comunicação científica nas várias áreas, mas também em pesquisas específicas dentro delas, o que se traduz em publicações e comunicações no país e no exterior nos últimos cinco anos. O mini-curso proposto baseia-se essencialmente na parte destas publicações e comunicações que enfocam a Psicologia.


X Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional


Tema:  Psicologia Escolar e Educacional: Caminhos Trilhados, Caminhos a Percorrer
É com grande satisfação que a ABRAPEE – Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional convida psicólogos e profissionais que atuam no campo da educação bem como alunos de graduação, pós-graduação, pesquisadores e docentes para participarem do X CONPE – Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional na Universidade Estadual de Maringá, na cidade de Maringá, Paraná.
A temática desta décima edição do Congresso Psicologia Escolar e Educacional: Caminhos Trilhados, Caminhos a Percorrer visa destacar os vinte anos da ABRAPEE enquanto entidade na luta pela inserção do psicólogo no campo educacional, articulando e apresentando as principais contribuições da Psicologia para o campo da educação escolar e educacional em uma perspectiva da educação para todos e de uma sociedade democrática.
O Congresso contará com a apresentação de estudos e pesquisas, exposições, lançamentos de livros, relatos de experiências e de atuação em discussão no âmbito acadêmico, científico e profissional no campo da Psicologia Escolar e Educacional.