A construção de teorias em Psicologia: fundamentos e ilustrações
Piotr Trzesniak
Departamento de Física e Química,
Escola Federal de Engenharia de Itajubá.
37500-903-Itajubá/MG, Brasil (piotreze@gmail.com)
Escola Federal de Engenharia de Itajubá.
37500-903-Itajubá/MG, Brasil (piotreze@gmail.com)
Resumo
O que é uma teoria científica? Teorias científicas de sucesso compartilham pelos menos duas características essenciais: (i) nascem da observação e sistematização de fenômenos reais, baseiam-se em fatos; e (ii) devolvem conhecimento à atuação profissional, tornando-a mais precisa, rápida e eficaz. É ao longo destas diretrizes que se desenvolve este mini-curso. Na parte de fundamentos, abordam-se (i) a “filosofia aplicada” de Taketani-Osada (marcante por ser construtiva, e não crítica), proposta nos anos 30 do século passado e responsável por avanços significativos na física de partículas elementares, e (ii) a técnica de formulação e refinamento de conceitos através da identificação das respectivas dimensões críticas.
A partir destes fundamentos, desenvolvem-se as ilustrações, que correspondem a:
- extensões de teorias, o que se exemplifica através da proposta de unificação das teorias de amor e de ódio de Sternberg;
- refinamentos de conceitos e variáveis, onde se examinam os contextos de memória e de resiliência.
O objetivo é que, ao término do curso, o participante esteja apto a identificar o momento epistemológico de sua área de investigação e que possa, em função dessa avaliação, determinar qual a natureza (quali ou quanti?) e quais as atividades de pesquisa mais favoráveis e promissoras para maximizar o efetivo avanço do conhecimento relativamente ao esforço respectivamente despendido. Destaca-se que tal avaliação/decisão precede a escolha de uma metodologia de investigação específica (mas não é objetivo deste curso apresentar ou discutir qualquer metodologia específica).
Pela sua natureza, trata-se de um curso para quem (i) tenha escolhido ser um pesquisador, (ii) possua uma boa capacidade de apreensão do “mundo real”, e (iii) não desgoste de estruturação lógica, clareza de conceitos e raciocínio abstrato. O conteúdo é bem específico para esse público, e o aproveitamento é favorecido pela experiência como pesquisador e pelo conhecimento aprofundado do participante com relação à sua subárea de interesse.
Material para referência e consulta
Dib, Cláudio Z. (1974): Tecnologia da educação e sua aplicação ao ensino da Física. São Paulo/SP: Pioneira.
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Quem é o proponente
Piotr Trzesniak é Licenciado pela Faculdade de Educação da USP (São Paulo/SP) e Bacharel, Mestre e Doutor em Física pelo Instituto de Física da mesma Universidade. Sua formação como pesquisador e sua intensa atuação interdisciplinar (em áreas como Psicologia, Administração, Educação, Ciência da Informação, Ciências Contábeis, Enfermagem, Veterinária, e Fonoaudiologia) têm-lhe permitido contribuir não apenas na comunicação científica nas várias áreas, mas também em pesquisas específicas dentro delas, o que se traduz em publicações e comunicações no país e no exterior nos últimos cinco anos. O mini-curso proposto baseia-se essencialmente na parte destas publicações e comunicações que enfocam a Psicologia.